O Centro Educacional Leonardo da Vinci realizou o Shark Vinci, uma maratona de empreendedorismo que convidou estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio a vivenciarem uma experiência imersiva e transformadora. Inspirado no famoso programa Shark Tank, o evento aconteceu entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, desafiando os jovens a desenvolverem ideias de negócio criativas e viáveis que possam fazer a diferença em problemas reais da sociedade.
“Este evento foi uma oportunidade única para nossos estudantes explorarem o potencial empreendedor, exercitarem a autonomia e o protagonismo, e mostrarem como podem transformar ideias em soluções concretas. Estamos criando um ambiente que inspira inovação, colaboração e a coragem de fazer a diferença no mundo,” explica a diretora-executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Durante a primeira etapa, a imersão empreendedora, os participantes tiveram acesso a mentorias, dinâmicas e atividades práticas que estimulam a criatividade, a cooperação e o pensamento estratégico. As equipes apresentaram um pitch em vídeo, comunicando de forma clara e envolvente suas propostas de solução. O encerramento, no dia 5 de setembro, contou com palestra de empreendedor convidado, apresentações dos vídeos finalistas, rodada de perguntas e premiações.
Os pitches apresentados no Shark Vinci foram avaliados por uma banca com base em critérios que valorizaram a clareza da apresentação, a relevância do problema abordado, a criatividade e originalidade da solução proposta, a viabilidade de implementação com poucos recursos, bem como a coerência com o público-alvo e o contexto social. Além disso, foi considerado o nível de engajamento e colaboração da equipe durante o processo.